quinta-feira, 11 de abril de 2013

Produção de Texto - História em Quadrinhos


 

TEXTO 1:  Esculpindo na areia



 


 

  • Professor apresenta mais uma história em quadrinhos aos alunos.

Conversa com os alunos a respeito do título dessa história (qual o significado de “esculpindo na areia”). Local (cenário) onde se dá e personagens da história.

 

  • Professor solicita aos alunos que observem bem as cenas e pensem uma história para ela.

Abre a palavra a alguns alunos para que contem a história. Problematiza ao final das exposições e questiona a turma qual das versões que mais gostaram. Propõe que ditem a história a ele (a) que a escreverá na lousa.

Após a conclusão dessa atividade e a respectiva leitura pelo professor, a partir de boas perguntas negocia com os alunos a escrita formal e final dessa história.

A versão final será relida no coletivo e registrada pelo professor em papel pardo para ser arquivada e retomada posteriormente para a leitura.

 

  • Na aula subsequente o professor resgata a cópia da história para que seja lida coletivamente e para que os alunos se apropriem da compreensão do texto e da escrita.

 

  • Solicitar aos alunos que deem um novo título à história.

-Professor, enquanto escriba, elabora uma lista com os títulos propostos pelos alunos.

- Discute com a classe quais são os mais adequados, levando à classe a versão final da lista.

 

  • Propor à classe que deem continuidade à história criando ao menos mais um quadrinho possibilitando um final diferente à história. Mas, além do desenho que também criem um balão para a escrita do que acontece.

Professor percorre a classe, observa os trabalhos e oferece ajuda aos que encontrarem dificuldades na escrita das palavras, ou até mesmo quando estiverem sendo incoerentes na continuidade da história.

Propõe a socialização das produções dos alunos, todos lêem os seus trabalhos.

Encerrando esta atividade poderá expor os trabalhos no mural da sala de aula.

 

  • Professor propõe à classe mais uma atividade a de  elaborar balões e legendas em toda a história.

Como na atividade acima, oferece auxílio aos alunos que apresentarem dúvidas ou dificuldades, mas sempre levando-os a pensar.

 

  • Uma vez, que todos gostaram tanto da história o professor poderá sugerir aos alunos que criem uma nova versão da história em quadrinhos utilizando o mesmo tema.

Os desenhos e balões ficarão por conta da criatividade de cada aluno.

Concluída a tarefa, o professor propicia a socialização dos trabalhos.

 

TEXTO 2
 
 
 

: Truque esperto




 

Antes da leitura:
·         o professor apresenta a história - Senninha em : Truque Esperto;
·         esconde os quadrinhos apenas deixando visível o título e o primeiro quadrinho;
·         dialoga com a classe sobre o que tratará a história  (antecipação)
·         organiza uma lista na lousa com as diferentes opiniões.
 
Leitura e entendimento:
    • o professor expõe os quadrinhos, continua criando suspense e inicia a leitura.
    • ao final provoca a reflexão do grupo com  perguntas:
Quem são os personagens da história? (professor lista na lousa)
Totó sabe fazer truques? Quais?
E o cachorro do Senninha?
O que Senninha pensa de seu cachorro?
O que vocês pensam do Becão?
 
Comentários gerais:
 
O professor retoma a leitura de alguns dos quadrinhos, de acordo com o surgimento dos comentários.
O importante é lembrar de que ele é modelo para os alunos, por isso sempre se deve retomar a leitura para melhor compreender o texto. Essa retomada oportuniza ao aluno ir percebendo o texto e as palavras que o compõem.
 
Outras atividades:
Propor nova leitura do quadrinho no coletivo.
Retomar a compreensão do texto solicitando aos alunos que leiam o quadrinho correspondente à pergunta elaborada pelo professor.
Convidar a classe a criar mais um ou dois quadrinhos para finalizar a história: desenho e escrita dos balões.
As produções são problematizadas pelo professor de forma individualizada, solicitando a leitura do elaborado e da própria escrita.
 
Atenção: Não esquecer da necessidade de se respeitar a individualidade e o momento de cada aluno. A problematização tem a finalidade de causar conflitos na compreensão do texto, assim como dos aspectos ortográficos.
 
Atividades de desdobramentos:
Propor aos alunos que elaborem uma lista de palavras com nomes de cachorros que conhecem.
Pedir aos alunos que elaborem uma lista de truques que os cachorros sabem e gostam de fazer.
 
O professor deve sempre circular pela sala de aula, prestar auxílio aos que apresentam maiores dificuldades na escrita, entretanto não deve dar respostas prontas, mas levar os alunos a pensarem sobre a palavra.
Utilizar o alfabeto móvel, ou exposto na sala, o próprio texto - fazendo com que o aluno encontre a palavra desejada...
Ao final da atividade solicitar que os alunos socializem as suas listas; o professor como escriba, poderá montar uma na lousa, de forma a contemplar todas as sugestões da classe.
 
 
Texto publicado pela professora Cláudia Soares
Gerência de Educação
 

Um comentário:

Obrigada pela sua contribuição!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...