quarta-feira, 2 de maio de 2012

Descritores de Língua Portuguesa de Maio do NCM

PORTUGUÊS

3º ANO



QUESTÂO
DESCRITOR
1
Reconhecer a ordem alfabética.
2
  Identificar finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
3
  Identificar assunto de um texto lido ou ouvido.
4
 Localizar informações explícitas em um texto.
5
 Identificar finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
6
  Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato.
7
 Localizar informações explícitas em um texto.

8
Interpretar  texto  com  auxílio  de  material  gráfico  diverso ( propagandas, quadrinhos, foto etc)
9
Estabelecer relações de causa e conseqüência entre as partes e os elementos do texto.
10
 Interpretar texto  com  auxílio  de  material  gráfico  diverso.
























 PORTUGUÊS
4º ANO

QUESTÂO
DESCRITOR
1
Localizar informações explícitas em um texto
2
 lnferir sentido a uma  palavra ou expressão.
3
 lnferir o sentido de uma palavra ou expressão.
4
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
5
 Identificar efeitos de humor ou ironia.
6
Estabelecer relações lógico – discursivas presentes no texto, marcadas por advérbios.
7
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
8
Identificar um conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
9
Identificar o tema central do texto.
10
Identificar o tempo verbal expresso em um enunciado.

















PORTUGUÊS
7º ANO

QUESTÂO
DESCRITOR
1
Localizar informações explícitas em um texto
2
ldentificar o tema de um texto.
3
 lnferir o sentido de uma palavra ou expressão.
4
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto marcadas por advérbios, conjunções etc.
5
 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros..
6
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
7
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e outras notações.
8
Identificar  a finalidade de textos de diferentes gêneros.
9
Inferir sentido de uma palavra ou expressão.
10
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma  determinada palavra ou expressão.


















PORTUGUÊS
8º ANO

QUESTÂO
DESCRITOR
1
 Identificar a finalidade de textos  de diferentes gêneros.
2
Inferir uma informação implícita em um texto
3
 Reconhecer níveis de registro ( formal e informal).
4
Inferir sentido de uma palavra ou expressão
5
Localizar informações explícita em um texto.
6
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto marcadas por conjunções, advérbios etc.
7
 Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o  interlocutor de um texto.
8
Distinguir um fato de uma opinião relativa a este fato.
9
Estabelecer relação de causa/ conseqüência entre partes e elementos do texto.
10
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões  relativas ao mesmo  fato ou ao mesmo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...